SasuSaku: amor vs ódio

Sakura finalmente encontrou o Sasuke.  \o/



Na verdade, todo o antigo Time 7 encontrou o Sasuke. Mas Kishimoto sempre deixa para a Sakura a honra de encontrá-lo primeiro e ter a chance de ficar algum tempo sozinha com o Sasuke. Ponto para nós, que torcemos pelo dia que veremos tanto amor e dedicação serem correspondidos a altura!



Os últimos capítulos de Naruto me fizeram chorar copiosamente, a ponto de eu colocar os romances japoses como #1 no ranking dos dramas. Novelas mexicanas são coisas do passado! Kishimoto está passando a perna nos nossos amigos latino-americanos!



Os dois últimos capítulos serviram para duas coisas: preparar o reencontro do Time 7 e reafirmar que Sasuke, mesmo caminhando sozinho para a escuridão, jamais será abandonado pelos seus antigos companheiros. Mas eu não vou fazer uma resenha dos últimos capítulos. Textos excelentes sobre o #483 e #484 podem ser encontrados nos blogs Under the Same Sky da Cassi, ou Teorias da Milla.



Kishimoto pode dizer em suas entrevistas que Kakashi é quem seria o mais importante neste arco, mas é indiscutível que o reencontro do Time 7 foi marcado pelo reencontro entre Sasuke e Sakura.


Tudo começou com a Sakura se livrando elegantemente dos seus companheiros (provando que é uma excelente ninja médica e conhecedora de antídotos, venenos e poções) para seguir sozinha até o Sasuke. E quando ela o encontrou, a constatação óbvia: não foi por aquele Sasuke que ela se apaixonou. A decepção nos olhos dela, principalmente depois que Sasuke anuncia que vai atacar Konoha, foi tocante. Depois, ainda veio a surpresa de ver o Sasuke, a pessoa que ela tanto amava, transformado a ponto de tentar matá-la pelas costas. Foi chocante para os fãs do casal, mas compreensível dentro do contexto da cena e das últimas ações do Sasuke.

 

Sasuke está frio e indiferente, mas mesmo com a aparição do Kakashi, SasuSaku não saiu de cena. Quando achávamos que Sakura seria colocada de lado para salvar a Karin e deixar a luta para os "meninos", ela aproveita uma brecha para se aproximar pelas costas do Sasuke e golpeá-lo. E então, num apanhado de flashbacks, podemos ter uma pequena amostra do conflito de sentimentos que deixavam as expressões da Sakura tão duras e tristes nos últimos capítulos.



Sakura sentiu na própria pele o quanto Sasuke está dominado pelo ódio e pela vingança. Ela perdeu todas as esperanças de ver o Sasuke que ela amava novamente. E depois de ter presenciado a destruição da vila e o sofrimento de tantas pessoas, ela descobre os planos do Sasuke de agir contra Konoha.



Mas mesmo sabendo que o "certo" é atacar o Sasuke, impedir que o ódio continue o consumindo e levando mais sofrimento para ela e para os outros, Sakura não consegue acertá-lo. Ela o ama, mesmo que ele já não seja mais o Sasuke que ela admirava timidamente na infância, ou o Sasuke que se aproximou tanto dela a ponto de dividir seus segredos ou lhe agadecer pelo amor que ele não podia corresponder.



É por ser a pessoa que mais ama o Sasuke, que mais perto chegou do coração dele, que Sakura se sente obrigada a matá-lo. Pois se ela matá-lo, não haverá mais ninguém com maiores motivos para se vingar dela e o ciclo de ódio se encerraria.



E é por amar o Sasuke que Sakura não consegue realizar seu dever. Mesmo que Karin afirme que o chakra dele mudou, que ele não é mais o mesmo, ele ainda é o único Sasuke Uchiha que existe no mangá. O único amor da Sakura.



Foi ele quem se perdeu para o ódio, se Sakura perdesse seu amor também, nem Naruto poderia salvar os dois.



Da mesma maneira que Kishimoto trabalhou a transformação do Sasuke até torná-lo um vilão aparentemente sem laços ou sentimentos além do seu objetivo de vingança, ele também transformou SasuSaku no maior exemplo do conflito entre o amor e o ódio. 


Sasuke é movido pelo ódio, Sakura pelo amor.



Ela sofre por ele, mas é incapaz de machucá-lo. Ele se sente ameaçado pelo que ela representa, por isso não hesita ao atacá-la.



SasuSaku passou de um casal de companheiros de time para um casal de
inimigos.



À primeira vista, o amor é fraco e o ódio é forte. Mas é o amor o único sentimento que ameaça o ódio. Sasuke vai tentar se livrar desse sentimento, achando que ele o enfraquece, tentando se livrar da Sakura, do Kakashi e do Naruto (afinal, seus laços com seu mestre e seu "irmão" também são formas de amor). Ao mesmo tempo, Sasuke só poderá se livrar deste ódio que aparentemente o deixa mais forte quando entender que é só o amor que o dará forças para enfrentar a dor que ele ainda sente pela morte do clã e o sacrifício de Itachi. Dor que apenas alimenta o ódio, e que por isso seu próprio ódio não deixa cessar.



O Time 7 ainda tem um longo caminho a percorrer antes da cena sonhada pelo Naruto, de ver todos sorrindo novamente, se realize. Mas a cada capítulo fica claro que SasuSaku é muito mais que fanservice para alimentar briguinhas de casais.





(Esse texto também será publicado no blog e na comunidade Defenders of the Deep Love ♥˜)

10 comentários:

Danny Uchiha | 2 de março de 2010 às 23:16

As análises da Bastet-sama são perfeitas *_*

Eu até me emocionei relembrando as cenas do mangá agora oO

Anônimo | 2 de março de 2010 às 23:48

Esta análise está divina, e as cenas do mangá nos emocionam (assim como a Danny falou). Que venha o #485 logo >.<

(Sakura Pimentel)

aninhaa | 18 de junho de 2010 às 13:34

eu AMEEEEEEEEII...simplesmente divinoo...nosssa eu concordo com absolutamente TUDO que vc citou!..claro, que apesar do sasuke ter mudado ele é o unico sasuke uchiha q nós conhecemos...o unico amor de sakura..aiii...amei...muitooo bom mesmo..BJSSS..

Bella | 26 de outubro de 2010 às 20:33

Meu Deus, ameii esses teus comentários!
Lindos, divinos, perfeitos! Obrigado por renovar minhas esperanças quanto ao meu casal preferido (SASUSAKU) Agradeço de coração bjus!

karol-chan *-* | 3 de abril de 2011 às 01:33

sasusaku forever ♥♥♥

Myla Akatsuki | 5 de abril de 2011 às 21:41

a esperança é última que morre..
sasusaku forever

Anônimo | 14 de maio de 2011 às 22:47

Belíssima análise.
E o mais importante coerentes com a realidade do animê/mangá, realmente adorei essa análise sobre os personagens e essa é também a minha opinião. E ao meu ver o casal SasuSaku é o casal com argumentos mais reais e com mais chances de se tornar real, apesar de eu não acreditar que em Naruto haverá grandes cenas de romance. T.T
Mas vamos esperar qual a próxima mensagem (subliminar) que o Kishimoto-sama vai lançar...

SASUKE E SAKURA FOREVER AND EVER AND EVER! ♥♥♥

bruno rdgs | 24 de setembro de 2011 às 16:33

qual a frase do sazuke que ele fala ? quando se descobre o amopr se entende oque é odio ? nao to lembrando de como é essa frase , alguem pode me ajuda ?

night flower | 2 de fevereiro de 2012 às 15:13

"Se uma pessoa conhece o amor, também conhecerá o ódio"
Achei simplesmete dfivina a analise e me emocionei com as cenas do mangá ! Assim como crreio que varios sasusakuketes !

Anônimo | 15 de fevereiro de 2012 às 14:57

dá hora sabe dimais quero participar da comunidade tá

Postar um comentário

DOTDL ♥~
O que achou deste post? Comente!