Sasuke não está "burro"...

... apenas tem novos objetivos!

Eu ia escrever isso no tpc do cap 479, mas depois achei que merecia um tpc próprio.

(Tpc em homenagem ao Azii e a Cassi)


Eu tenho visto muitas reclamações sobre o "novo" estilo de luta do Sasuke. Eu também sinto falta do Sasuke estrategista, que sempre calculava muito bem os seus passos (como ensinar uma senha que ele sabia que o Naruto nunca ia decorar e descobrir um impostor ao ouvir o Naruto falso falando a senha correta).

Mas se a gente olhar o mangá com um pouco mais de atenção, tem algo muito mais grave que o estilo de luta do Sasuke se resumir ao uso exagerado do Sharingan.

Vou tentar explicar:

O Sasuke do clássico era movido pelo desejo de ficar mais forte para ter chances de derrotar/matar Itachi. Ele não podia se dar ao luxo de ser morto por um bando de bandidos atacando o time 7, ou pelo Jinchuuriki ou por qualquer outra das lutas que nós, Sasuketes, adoramos reler e babar. Sasuke lutava como um verdadeiro ninja: escondendo seus truques, guardando o "Ás" na manga para que seus inimigos o subestimassem. Mais importante ainda, o Sasuke do clássico tinha laços com o resto do time - e até mesmo quando achava que perderia uma luta, ele não desistia em prol dos seus laços. (Sasuke vs. Haku, Sasuke vs Gaara, por exemplo).

Agora, a situação é diferente:

Sasuke matou Itachi. Ele não só se viu capaz de realizar algo que lhe parecia impossível quando mais novo, como descobriu que sua vingança ia muito mais longe. E ainda, para se tornar mais forte, Sasuke fingiu se aliar a um inimigo de Konoha e, para isso, precisou "cortar" seus laços. (Ainda há controvérsias se ele realmente esqueceu o Time 7 - o desenvolvimento do Amaterasu Emocional só aconteceu depois de uma lembrança enterrada em seu coração que só ressurgiu à beira da morte). O episódio do Amaterasu nos mostra que, apesar de negar o antigo time, Sasuke ainda possui laços e e capaz de fazer novos laços com o Taka.

Entretanto, Sasuke focou tanto em sua vingança que, quando foi traído pelo Zetzu, ele deixou se dominar pelo ódio para garantir os poderes máximos do Sharingan. Afinal, ele precisava vencer quartro Kages para chegar no seu alvo: Danzou.

Sasuke vs Danzou é o único objetivo do Sasuke. Tudo que ele fez até agora foi usar o máximo de poder para matar quem ele considera seu maior inimigo.

Não tem mais laços para proteger, objetivo além para seguir. Sasuke não precisa sobreviver a essa luta, ele só precisa matar Danzou, nem que isso custe todo o seu chakra.

Por isso eu digo que isso é perigoso. Após ter sido tomado pelo ódio, Sasuke virou uma casca vazia. Ele não precisa de estratégia, pq ele não precisa sobreviver. Ele não faz questão de sobreviver!

É como se ele realmente estivesse louco, mandado o mundo às favas, contanto que o responsável pela morte da sua família e, principalmente, pelo ódio que ele sempre sentiu erradamente pelo Itachi morra junto com ele.

Entender isso não nos faz voltar a gostar das lutas do Sasuke, mas acho que é importante termos isso em mente para entender o que está acontecendo no mangá.

É um Sasuke sem esperanças de voltar para uma vida feliz ao lado dos amigos que Naruto terá que convencer a desistir de lutar.


Esta análise/discussão foi postada originalmente na comunidade do orkut http://tiny.cc/0Rk3k e eu gostaria de adicionar alguns comentários que acabaram explicando melhor o que quis dizer:

by Luciane 
 Antes o Sasuke tinha um caminho a percorrer, as lutas eram um obstáculo que ele tinha que superar pra chegar ao objetivo. E agora o que ele tem a perder? Nada.

Também não acho que ele se importe mais em se arrebentar, em estar vivo ou não.
Lembram do que ele disse ao Gaara "O que espera por mim lá?". O Sasuke realmente não tem perspectiva nenhuma de futuro.

A Wedla observou bem, mas por mais sem sentido (?) que seja, o que o Sasuke mais quer é honrar e vingar o clã, e não necessariamente restaurar no sentido de ter descendentes e continuar a linhagem. Pelo menos é isso que dá a entender.

Por isso, se com a morte do Danzou ele achar que a vingança está completa, o resto não interessa, um "futuro" pro clã não interessa, ele só enxerga o passado, e o que pra ele deveria ter sido diferente (realmente não sei se ele lembra dos conselheiros, mas parece que o único que interessa é o Danzou).  

 by Azii


Na NBDB, eu tinha fama de Sasuke-hater. Era uma fama merecida, já q até hj não gosto do personagem. Porém, sempre fui visto como integrante da ala menos radical, menos fanática (Cassi ta ai pra me corrigir).
.
Mesmo assim, eu considero essa luta do Danzou e Sasuke bastante coerente com a história. Só não digo q é perfeitamente coerente por causa da falta de coerência temporal de Kishimoto nos últimos capítulos (Sakura chega no País do Ferro em 5 minutos, Danzou leva horas pra sair, Sasuke acabou de sair acabado da luta na reunião dos Kages e agora já esta recuperado, etc). Mas do ponto de vista do história, essa luta estava predestinada desde o momento em q Madara contou sua historinha.
.
E a luta em si, q acabou de começar, na minha humilde opinião, começou muito bem. Sasuke já vem quente com o Susanoo, seu maior trunfo até aqui. Eu ficaria muito puto se ele tivesse iniciado com Amaterasus e Tsukyomis (oq ainda é possível, mais pra frente eu exploro o pq). Sasuke tá puto, cheio de ódio no coração e depois da surra q Bee lhe deu, principalmente pq o subestimou, o Uchiha Jr tem mais é q partir com tudo pra cima de Danzou.
.
Até entendo q "partir com tudo" não é o estilo de Sasuke. Mas esse tbm não é o mesmo Sasuke de antes. Seria uma luta muito melhor se os 2 adversários fossem testando pouco a pouco as habilidades do outro, foi assim com Gaara, foi assim com Naruto, foi assim com Deidara e foi assim com Itachi. Mas novamente, esse não é o mesmo Sasuke de antes. Ele esta imerso na raiva, no ódio e descobriu um poder q praticamente o torna invencível... Vai querer testar oq? SUSANOO NELES!!!

1 comentários:

Tata-chan | 11 de dezembro de 2011 às 01:59

Hey, mas o Sasuke não quer reconstruir o clã? Como ele vai fazer isso se ele não "precisa" sobreviver?

Postar um comentário

DOTDL ♥~
O que achou deste post? Comente!