Sakura vs. Sasuke

Existem duas maneiras de ler uma história: com olhos apenas de leitor, e com olhos de escritor. Quando eu leio “Naruto”, não consigo me ater apenas aos olhos de leitor... A história não acaba, os capítulos freqüentemente têm terminado num suspense maior que o outro, e sempre fico uma semana remoendo o que vai acontecer em seguida. E só tentando se colocar no lugar do escritor para tentar adivinhar o que vem em seguida!

Lendo a primeira versão de Sasuke vs. Sakura (cap 308: A Força do Sasuke) com olhos de leitor, podemos tirar algumas conclusões. Não foi depois da conversa com o Sai que Sakura decidiu que é ela quem tem que parar o Sasuke, e também já temos uma idéia de como o Sasuke se sente em relação a isso:



Entretanto, mesmo impressionado ao ver Sakura prestes a atacá-lo, Sasuke fez o que qualquer pessoa prestes a ser atacada faria: revidou. Com olhos de leitores, podemos apenas agradecer a deus (aka Kishimoto) por ter colocado Yamato no meio do caminho dos dois e impedido Sakura de levar o golpe. Se este golpe seria fatal ou não, até o cap 308 isso não fica explicado.

A lição que tiramos aí é: Sasuke está disposto a matar até mesmo Naruto e Sakura se estes tentarem impedir sua vingança. A imagem que o cap 308 nos passa é que Sasuke se tornou um novo Orochimaru, e não guarda mais nenhum sentimento em relação ao seu antigo time.

Mas então vem o cap 343: Impiedoso..., e vemos que Sasuke é muito diferente de seu mestre. Ele não mata desnecessariamente. Logo, mesmo sem nos colocarmos na visão do escritor nem tentarmos adivinhar o que ele quer com cada cena, percebemos que a cena dos caps 307-309 não passa exatamente de uma encenação do Sasuke. Afinal, um ninja capaz de derrotar centenas de shinobis ao mesmo tempo sem perder uma gota de sangue, daria conta de apenas quatro. E quando Sasuke aproveita a fraqueza de Orochimaru para atacá-lo, seu objetivo na reunião com Sakura e Naruto fica claro: garantir a confiança do seu novo mestre para fazê-lo acreditar que ele realmente pretendia ceder seu corpo para deixar Orochimaru mais forte que Itachi e, ao mesmo tempo, convencer seu antigo time a deixá-lo para trás. Como explicado no DB3 (imagem abaixo), Sasuke mediu sua força física e sua escolha pelo caminho da vingança no dia que lutou contra Naruto e Sakura, e descobriu que havia conseguido romper seus laços com Konoha.



(Não é o objetivo desta análise, mas apenas para completar as frases do DB3 – No cap 414: O touro enfurecido, fica claro que Sasuke não rompeu totalmente os seus laços e que, no fundo, ainda sente falta do time que um dia o fez acreditar que ele podia desistir de sua vingança).

Agora, parece que o mangá caminha para um próximo Sasuke vs. Sakura, e para tentar prever o que vai acontecer nessa luta, temos que deixar os olhos de leitor e pensar no mangá com olhos de escritor.

A primeira coisa que eu lembro quando falam em Sakura vs. Sasuke é a cena da Sakura reprimindo um poder descontrolado do Sasuke através de um abraço. Claro, é muita viagem achar que a Sakura vai dominar o Sasuke controlado pelo senhorzinho do cap 460: Sasuke Cercado (que eu chamo de ódio, mas deixo livre para a interpretação de cada um) com um simples abraço. Entretanto, sair por aí declarando a morte prematura da Sakura é viagem do mesmo jeito.

O papel da Sakura na história não é lutar contra o Sasuke. Kishimoto já deixou a promessa de Naruto vs. Sasuke marcada em vários caps do mangá. No máximo, Sakura deverá lutar com a Karin. Podem não gostar da idéia de duas mulheres brigando por causa de homem, mas Kishimoto já fez isso com Sakura vs Ino no clássico e já substituiu a rivalidade das duas por Sakura vs. Karin – só está faltando a luta. E apenas para reforçar minha idéia de que uma luta entre Sasuke e Sakura não deve acontecer é o fato de Kishimoto sempre evitar lutas entre um homem e uma mulher. Shikamaru vs Temari é uma exceção, mas notem que Shikamaru vence a Temari sem usar força, ele apenas a imobiliza com sua sombra. Shikamaru vs Tayuya praticamente não existiu, já que foi uma luta envolvendo genjutsu e a “porrada” sobrou para a Temari. Recentemente tivemos Sasuke vs. Mizukage, onde Kishimoto sabiamente deixou o Sasuke fraco demais para conseguir revidar qualquer golpe. Alguém ainda dúvida que Kishimoto faz parte da velha guarda que acredita que “não se bate em mulher, nem com uma flor”?

Editado: Existem outras lutas homem vs mulher no mangá. Orochimaru vs. Tsunade, uma luta a distância e sem agressão física, Sasori vs. Sakura e Chiyo, onde grande parte da luta também foi a distância. Entretanto, o padrão é: os “malvados” batem em mulheres. E claro, ainda tem Time do Som vs. Sakura e Neji vs. Hinata. Em ambos os casos, lutas que serviram para despertar sentimentos até então não mostrados no Sasuke e no Naruto, respectivamente.

Mas então, qual é o papel da Sakura nessa história de querer parar o Sasuke?

Analisando a história pela idéia do escritor, a cena da Floresta da Morte é forte demais para ser esquecida. Kishimoto mostrou que Sakura exercia uma forte influência no Sasuke, e não faz sentido isso ser totalmente perdido.

Por outro lado, já ficou bem claro que Naruto é que realmente é o herói e protagonista da história, portanto Kishimoto não pode deixar (e isso nem deve passar pela cabeça dele) que a Sakura seja a única responsável pela redenção do Sasuke.

Assim, com base no que já conhecemos de Sasuke vs. Sakura, acredito que esta luta – se houver – será novamente interrompida. Outra possibilidade é que Sakura se coloque numa posição de perigo (causada pelo próprio Sasuke – que está meio louco mesmo, ou pela Karin, ou por outro Taka, ou até por Madara) que o faça voltar ao passado, aos dias que ele enlouqueceu ao ver a Sakura em perigo. De qualquer forma, a mudança de comportamento da Sakura: antes a menina disposta a largar tudo para seguir atrás da vingança do Sasuke, e agora a mulher que recusa que Sasuke continue pelo caminho errado vai chamar a atenção, e veremos aqueles Sharingans lá de cima arregalados mais uma vez. Pode ser a primeira semente que, regada com o poder de mudar as pessoas do Naruto, traga a redenção do Sasuke.

PS: Existe ainda há possibilidade que esta luta nunca aconteça, uma vez que Sasuke está preso. Não sabemos como Sasuke vai reagir à traição do Zetsu (ordenado pelo Madara) e de Kishimoto ter inventado essa história toda justamente para tirar a Sakura de perto do Naruto e dar espaço a Naruto vs Sasuke, que é a luta que realmente importa no mangá.

Discutam! [:D]

18 comentários:

Juliana | 11 de dezembro de 2009 às 10:07

è meio difícil mesmo.
Mas lutar contra a Karin é jogar a chars na latrina do pior esgoto.

Unknown | 15 de dezembro de 2009 às 16:31

A Sakura não deveria suajar os punhos com a karin, embora seja mesmo muito provavel que a luta Sasuke vs Sakura não aconteça mas sim a luta de Sakura vs Karin ainda assim existe a hipótese de que Sakura lute com o Sasuke e que a luta seja realmente interrompida por alguém não apenas por Madara ou alguém do time taka, mas também até pelo Naruto.

Anônimo | 8 de fevereiro de 2010 às 16:30

muito madura a sua reflexão sobre os acontecimentos do mangá e seus possíveis rumos. bem diferente de textos imbecis de fangirls idiotas. me desculpem o comentário...
mas, a julgar pelo padrão de lutas travados até agora em Naruto, é possível mesmo que a luta nunca aconteça.
já a luta sakura x karin é um evento meio que infantil, a essa altura do mangá. se elas ainda tivessem 12 anos, isso seria viável. mas agora...

Anônimo | 13 de fevereiro de 2010 às 12:41

a sakura poderia acabar com a prostituta da
karin.
e o sasuke er que a sakura mudou daquela minina idiota e virou uma mulher e começar a se aproximar dela querendo algo mais do que uma simples amizade!!!
cha cha

Anônimo | 16 de fevereiro de 2010 às 13:23

Na verdade como está relatado no episodio 482,Sakura fala que deixa Konoha para ir com Sasuke!E talvez não será possivel uma luta Sakura vs.Karin,já que nos ultimos episodios Karin é gravemente ferida e Madara diz que é melhor mata-la pois ela sabe demais.Porém quando Sasuke estava prestes a mata-la,Sakura chega e propoem deixar Konoha para ir com ele.Mas é claro que Sakura quer se aproximar de Sasuke,para quando ele menos esperar ela poder ataca-lo!
Bem veremos os resultados,daqui a alguns dias!

Anônimo | 16 de abril de 2010 às 15:24

Eu torço pra que a Sakura ficasse com o Sasuke no final...ela sempre gostou dele!!!

Unknown | 12 de outubro de 2010 às 22:09

Confersso q sou muiito sua fã,leio muito suas historias.Eu amei aquela o sentimentos de sakura,mas confersso q estou muito confusa em relação ao casal sasusaku,cmo eu ja disse um vez(pra minha amigas tbm fãns do casal).Eu acredito plenamente nesse casal sò o q kishimoto-sensei està sendo muiito mal com a agente!Sempre q eu acho q ta tudo acabador ele vem e dar uma nova esperança...Não q isso seja mal pelo contrario.Mas sempre fica aquela duvida cruel...Eu sei q è repuguinante mas eu acheguei a pensar em o casal narusaku(da pra acreditar?).Sinceramente agora eu acho ta na mão do kishimoto-sensei ele deve...Aì chegar eu amo o casal sasusaku eu espero q eles fiquem juntos(embora as minhas esperanças estão indo por àgua abaixo)E tbm gente quem seria mal o suficiente para acabar com hinata deixando o naruto com a sakura(eu tô apelando).Da mesma forma q a sakura não conbinar com o naruto de geito nem um a sakura nasceu pro sasuke è o sasuke nasceu pra sakura,tudo bem q o amor deles e meio...Torto.Talvez doentio um vez eu pensei q o sasuke tinha a sakura como sua propriedade,sabe por que?Porque ele sempre feria a sakura(Cetto não fisicamente mas emocionalmente)E se alguèm sempre firia a sakura ele ficava furioso...Agora minha tese ex:Eu tenho um maquiagem ela è minha eu posso fazer o q eu quizer com ela certo?Mas se a "minha" irmã a quebra eu fico furiosa,tudo bem eu posso quebrar afinal a maquiagem è minha mas se vem outra pessoa a coisa muda de figura!Pecimo exemplo eu sei sò q foi o meu mehor(talvez seja Sò um viagem da minha cabeça)Bom sou supwer sua fã vamos ver o que acontece com esse casal plobematico.bjss!!!

Anônimo | 26 de abril de 2011 às 22:36

Fiquei um pouco curiosa. O que vc sabe sobre como termina o sasuke e a sakura?não é uma ironia, é apenas uma curiosidade sobre o futuro do casal em relação ao anime. Se é que pode ser chamado de casal. Então, acha que eles podem terminar juntos? Acha que eles vão realmente formar um casal? Quanto ao criador da história, sabe o que ele espera quanto e o que fará em relação a eles e o desfecho desta história? Gostaria que postasse logo sua resposta.

amanda | 10 de novembro de 2011 às 16:44
Este comentário foi removido pelo autor.
amanda | 10 de novembro de 2011 às 16:45

sempre durmo sonhando oque vai acontecer!

gabriela | 4 de março de 2012 às 19:12

hahaha adoro suas historias.Bom não sou fã do naruto mt tempo faz um tenpinho q descobrir . Sou a favor de sasusaku amoo mt eles eu acho q no fnal eles ficam junto.To viciadaa hehe

gabriela | 4 de março de 2012 às 19:13

hahaha adoro suas historias.Bom não sou fã do naruto mt tempo faz um tenpinho q descobrir . Sou a favor de sasusaku amoo mt eles eu acho q no fnal eles ficam junto.To viciadaa hehe

milena senna | 5 de dezembro de 2012 às 23:39

Sabe oq eu acho!! Q a sakura tinha que deixar de ser boba e pelo menos fingir q ñ gosta mais dele pq vai vrr assim ele ve q ela cresceu e ae ele q corre atras delaa..

milena senna | 5 de dezembro de 2012 às 23:40

Sabe oq eu acho!! Q a sakura tinha que deixar de ser boba e pelo menos fingir q ñ gosta mais dele pq vai vrr assim ele ve q ela cresceu e ae ele q corre atras delaa..

milena senna | 5 de dezembro de 2012 às 23:41

Ela tinha q se dar um pouco mais de valor!!!

milena senna | 5 de dezembro de 2012 às 23:41

Sabe oq eu acho!! Q a sakura tinha que deixar de ser boba e pelo menos fingir q ñ gosta mais dele pq vai vrr assim ele ve q ela cresceu e ae ele q corre atras delaa..

Anônimo | 25 de junho de 2014 às 12:55

Eu tô comesando a achar que o futuru desse "casal" é o "fundo do posso".Quer dizer,ô "kishi"tá sendo malvado até o pescoço,a versão classica tava indo tão bem(tá bem confesso q a Sakura corria atras do Sasuke como um cão chupando manga),mas tinha que separar esse "casalsinho de meia pataca"?E sobre a suposição do ep da floresta da morte descordo plenamente.Todo mundo sabe q o Sasuke ama a Sakura e fez questão de mostrar isso em varios capitulos,mas algo me diz q ela não percebeu.Mas eu sou fã do casal

Anônimo | 25 de junho de 2014 às 22:21

Para ser esata,eu acho q o kishimoto embananou a hitória toda,um aliado vira inimigo,o Gaara vira amigo do Naruto,a Ino e a Sakura viram amigas,o papel da Sakura perdel o sentido depois q o Sasuke foi pro som,é ai q eu me pergunto,aos olhos de leitora,para q criar a Sakura se ela vai perder a maior parte do sentido quando o Sasuke for embora?E pior destruir o casal mais bonito de todos os tempos?O q o Kishimoto tem na cabeça?Minhocas?Bom,apoio todas as suposições q li e sou fã assumida do casal SasuSaku.

Postar um comentário

DOTDL ♥~
O que achou deste post? Comente!