Psicopatas: Frios e sem consciência



Psicopatas: Frios e sem consciência

Ultimamente temos visto na TV casos e casos revoltantes e absurdos que nos levam a pensar até onde a raça humana chegou e pra onde ela irá.

Eu costumava sonhar e olhar através das estrelas, agora já nem sei onde estamos, embora eu saiba que fomos longe demais.”

(Earth Song - Michael Jackson)

Quem não se emocionou ao ver a mãe da pequena Isabella Nardoni, falar da saudade que senti e sempre sentirá da filha.

E quantos de nos não ficamos indignados com a crueldade e a frieza do PAI e da madrasta que interromperam de maneira sórdida a vida da criança a qual deveriam proteger.

E quanto à família da advogada Mércia Nakashima que foi morta de maneira cruel.

E a “queridinha do Brasil” (estou sendo completamente sarcástica), a Suzanne Von Richtfen que matou os pais e foi pro motel.

E tudo mais que estamos vendo quase que diariamente por ai.

Recentemente a palavra psicopata tem sido cada vez mais usada.

Mas o que realmente é um psicopata?

Geralmente quando pensamos nisso nos vem à mente a imagem de algum vilão de filme de terror, não é? Mas será que é mesmo assim, dá pra saber se uma pessoa é um psicopata só de olhar?

Eu não sou nenhuma perita no assunto, alias estou bem longe disto, mas o pouco que eu entendo vou tentar passar para os que estão lendo este texto.

Os casos citados acima nós causam forte emoções não é?

Piedade, Raiva, Nojo e assim por diante.

Isso é porque somos seres conscientes, temos a capacidade de cernir, de nos emocionar e até de agir movidos por essas emoções, mas não somos apenas emoções, somos seres racionais e assim vivemos conscientes do que devemos fazer nossos valores e nossa consciência ética nos mostram o que é certo e o que é errado.

Basicamente um psicopata é um ser que já nasce desprovido dessas emoções é um ser guiado somente pela razão, capaz de machucar e pisar em qualquer um para conseguir seus objetivos, arruinar vidas, manipular pessoas e matar apenas pra conseguir dinheiro, poder e pra satisfazer suas vontades e algo que para eles é comum e não traz o menor sentimento de culpa ou remorso, estes seres não sentem não se apegam, mas sabem fingir e dissimular muito bem.

Um exemplo de uma pessoa que é psicopata é Admar de Jesus que matou em Luiziana o chamado serial killer, como os dos filmes de terror, ele matou sem se importar se eram jovens com a vida inteira pela frente, ou se tinham família e mães que sofreriam a falta de seus filhos.

A principio ele negou, mesmo que todos as provas levassem a ele depois vendo-se encurralado confessou friamente mostrando onde estavam os corpos.

E como um ser humano faz isso?

Muito do que somos já vem de fabrica, gravado em nosso cérebro é lá que tudo começa e onde nossas emoções são criadas, cada parte do cérebro tem sua função em tudo que fazemos diariamente.

Por exemplo, a amigdala que é o “botão de disparo” de emoções como medo, alegria, raiva, amor, tristeza e etc...

No caso dos psicopatas os circuitos cerebrais responsáveis pelas emoções e consciência, aquilo que nos faz saber o que é certo e o que é errado, pode-se dizer que é desligado, “Psicopatas possuem cérebros gelados e, assim, incapazes de cernir emoções positivas como amor, amizade, alegria, generosidade, sabedoria...”¹

Vale ressaltar que psicopatas não são doentes mentais, eles tem total capacidade de raciocínio, não são loucos e mesmo cometendo crimes chocantes eles sabem o que estão fazendo e quais as possíveis consequências de seus atos.

Um psicopata não é como nos filmes de terror que tem cara de mal e uma faca na mão, são pessoas que estão por aí, no nosso dia a dia, que trabalham, estudam, vivem conosco, não estou dizendo pra que andemos desconfiando de todo mundo ao nosso redor e evitando nos aproximar de qualquer pessoa, já que se fizermos isso acabaríamos tendo um serio problema psiquiátrico, para explicar melhor o que estou tentando passar, vamos puxar pela memória e nos lembrar de uma novela global Caminho das Índias e da personagem Yvone Magalhães interpretada pela Letícia Sabatella, uma mulher bonita e amigável, pesquisando na net achei um conceito interessante sobre psicopatas: “o de ‘psicopata comunitário’. É a criatura que nunca foi presa, nunca matou ninguém, mas é um atraso na vida da gente. O golpista que vive enrolando quem dele se aproxima, aquele que só é amigo por interesse e não tem escrúpulo nem remorso. É a parasita, que pode ser muito simpática, mas que na verdade só pensa em si e passa a vida manipulando os outros.” ²

Então o que fazer?

Quem comete um crime vai ou pelo menos deveria ir preso.

No caso na minha visão a alguns problemas em relação a nosso sistema prisional.

O teste feito pra saber se uma pessoa é ou não um psicopata na grande maioria das vezes não é aplicado, e se aplicado o que fazer então?

Psicopatia não é uma doença, então não tem cura, a pessoa vai presa e depois de solta vai cometer crimes talvez piores do que cometeu então qual seria a solução viável, manter o psicopata preso o resto da vida? Bom no Brasil um preso custa de 1, 300 a 1, 600 R$ aos contribuintes e cada preso independente do crime que cometeu fica preso no maximo 30 anos, aqui também não tem pena de morte, eu sinceramente não sei qual seria a solução.

Pra mim resta saber que psicopatas não são a maioria na população mundial, existem muito mais pessoa que tem sentimentos, que choram, que ficam tristes e alegres que tem capacidade de se por no lugar do outro, ao nosso redor existem mais pessoas preocupadas conosco do que psicopatas esperando pra nos derrubar e mesmo que aconteça de sermos derrubados teremos alguem realmente amigo pra nos ajudar a levantar.

¹ Frase tirada do Livro Mentes perigosas da autora Ana Beatriz Barbosa Silva, editora Fontanar.

² Frase do tópico: Psicopata mora ao lado do site: http://caminhodasindias.globo.com/platb/diario-de-bordo/category/psicopatia/

Agradeço a Gabi que me deu o livro Mentes perigosas da excelente autora Ana Beatriz que me inspirou a escrever esse texto ou seja tudo que eu escrevi aqui aprendi nesse livro e através das entrevistas que vi da autora.






























0 comentários:

Postar um comentário

DOTDL ♥~
O que achou deste post? Comente!