Bullying






Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Quem não lembra do triste rostinho do Naruto ao ser rejeitado pelas crianças de Konoha sem ao menos saber por que?

Sendo chamado de burro e outras coisas, aprendendo a dor da reijeição, mesmo ainda sendo uma criança.



E o Gaara que tambem era rejeitado e temido por todos.



Fala serio se não dá vontade de por no colo... *---*

Chouji que rejeitado por ser... digamos, fofo.


E Sakura que por ter uma “testa grande” era excluida da turma.

Não ter amigos e ser reijeitado é algo muito ruim, pra falar o minimo, ainda mais nessa fase da vida, na idade escolar, onde nós preparamos para o mundo real.

Esses personagens sofreram porém superaram seus traumas infantis.

E nós aqui torcend

o por eles né não...?

Mas e quanto as crianças reais que sofreram e sofrem bullying.

O que essas crianças passam? Quando começa e quais as concequencias?

(...)Segundo os especialistas, pelo menos dois casos de bullying escolar terminaram em morte no Brasil.Um deles aconteceu em janeiro de 2003. Depois de completar o ensino médio, Edmar Aparecido Freitas, então com 18 anos, comprou um revólver calibre 38 e disparou contra cerca de 50 pessoas durante

o horário de recreio da escola onde estudou, em Taiúva (a 363 Km de São Paulo). Atingiu sete delas e depois se matou com um tiro na cabeça. As vítimas sobreviveram.

Esse é apenas um dos exemplos que encontrei na net sobre bullying.

Bullying começou a ser pesquisado cerca de dez anos atrás na Europa, quando se descobriu o que estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. O primeiro estudo feito no Brasil a respeito desse assunto foi coordenado pelo médico Aramis Lopes Neto, realizado pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência) em escolas de Ensino Fundamental no Rio de Janeiro.

O bullying é definido em três termos essenciais: o comportamento é agressivo e negativo; o comportamento é executado repetidamente e o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Algumas ações que costumam estar presentes nessas práticas são: colocar apelidos, ofender, humilhar, discriminar, excluir, intimidar, perseguir, assediar, amedrontar, agredir, bater, roubar ou quebrar pertences, entre outras formas.

O diretor de uma escola diz que as vítimas tendem a esconder o problema porque se sentem ameaçadas, e que não se pode banalizar as queixas: “Essas coisas constantes que a gente vê, que muitas consideram coisa de criança. Só que não pensa na outra criança que ta sendo ofendida”, fala o diretor de escola João Batista de Freitas.

Algo como uma violencia NUNCA pode ser considerado coisa de criança que deve ser relevada.

Dependendo de cada pessoa as causas do bullying pode ser Depressão, ansiedade, estresse, dores não-específicadas, perda da auto-estima, problemas de relacionamento, abuso de drogas, e até suicídio, são efeito do bullying sobre as vítimas.
Quando o bullying é praticado no ambiente escolar e não há intervenção, todos os alunos são afetados negativamente. Dependendo das características individuais e de suas relações com o meio em que vivem as vítimas poderão também a vir praticar o bullying.

Geralmente as vitimas se trancam sozinhas e continuam sofrendo em silencio, mas isso não deve acontecer.

A quem essa é que essa vítima pode recorrer?

-Director

-Conselho executivo

-Gabinete de Mediação Escolar

-Funcionários da escola

-Familiares

-PSP ou GNR

-IAC (www.iacrianca.pt)

Lembrando que... cada caso é um caso, na escola eu fui xingada de muitas coisas e superei isso a minha maneira, ignorando... mas cada um aje de uma forma, pra quem realmente se sente incomodado e sofre com isso, falar com alguem é a melhor forma de agir.

O bullying está também entre os adolescentes, que usam a internet e o celular para fazer as ameaçar. Os agressores precisam ser identificados.

“É muito mais difícil pros pais reconhecerem que seus filhos têm essa tendência violenta de maltratar outro colega”, diz a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva.

Para a Justiça, o bullying tem consequências que vão além do ambiente escolar: “Repreendendo isso é uma forma de prevenir também a criminalidade do futuro”, diz o secretário geral da CNJ, Fernando Marcondes.

O Conselho Nacional de Justiça lançou, nesta quarta-feira, um guia para orientar pais e educadores na prevenção de um problema muito comum nas escolas, e difícil de ser enfrentado.

Baixe aqui a cartilha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

http://www.baixatudo.com.br/cartilha-contra-o-bullying

· Bullying - Wikipédia, a enciclopédia livre

· Eu sou contra ao Bullying ... - UOL Blog

· Materia do jonal nacional, exibida na ultima quarta- feira.



0 comentários:

Postar um comentário

DOTDL ♥~
O que achou deste post? Comente!