Sasuke e seu objetivo de vida




Hoje no SBT passou o episódio que o Naruto e os outros partem em busca do Sasuke. Mas o que foi interessante nesses dois últimos episódios (episódios 109 e 110) é que o Quarteto do Som deixou claro para o Sasuke que ele não poderia perder o objetivo de vida dele, a vingança contra o Itachi.
O que é objetivo de vida?
Todos nós temos objetivos a alcançar em nossa vida, né? Na minha opinião uma pessoa que não tem um objetivo de vida não está vivendo de verdade.
Por isso, conversando com a Quel no Twitter, eu fiquei pensando... Por mais que a vingança do Sasuke seja ruim, tenha feito Naruto, Sakura e Kakashi sofrerem, esse era o objetivo de vida do Sasuke. O Kakashi falou para ele nessa época que se Sasuke conseguisse consumir a vingança só restaria o vazio, mas para o Sasuke naquela época a vingança era o maior objetivo de sua vida. Logo, se ele desistisse da vingança ali, o vazio viria mais cedo para ele, mesmo que com isso se evitasse a dor do Time 7. Talvez se Sasuke tivesse desistido da vingança naquela época, com a convivência com o Time 7 ele iria adquirir outros objetivos e viver feliz. No entanto, no mundo shinobi, a justiça é feita pelas mãos dos próprios ninjas, e no caso do Sasuke a dor de ter perdido a família de uma forma tão injusta não poderia ser algo esquecido e deixado de lado para que se resolvesse com o tempo. Em nem teria como, já que Itachi estava sempre perseguindo Sasuke e reforçando o desejo de vingança no irmão.
Mas se as coisas são assim, afinal como Sasuke será salvo por Naruto e o Time 7 voltará a sorrir de novo junto com ele?
Na minha opinião o Sasuke teve todos os motivos para buscar a vingança. Ele ter abandonado os amigos foi muito ruim, mas ele nunca havia pensando em fazer nada de ruim contra eles naquela época (ele só tentou matar Naruto quando Naruto insistiu em trazer ele de volta, mas deixemos os valores do Naruto e valores do certo e errado de lado por enquanto). Sasuke deixou claro para a Sakura que cada um teria um caminho diferente. Eu sei que ele foi egoísta, não pensou que ele era especial para Naruto e Sakura, mas, como sabemos, o objetivo de vida maior do Sasuke era a vingança. Então, na minha visão hoje, o problema do Sasuke agora é que ele deixou sua vingança extrapolar a ponto de atingir pessoas que não têm nada a ver com o sofrimento e a vingança dele. Ou seja, a vingança, com o tempo, passou a ser um objetivo de vida ainda maior para o Sasuke, se tornou o único motivo da existência dele a ponto dele não se preocupar com mais nada e ninguém deixando de lado os seus princípios.
Por isso acredito que a única coisa que pode salvar o Sasuke hoje não é o fato de impedi-lo a atacar Konoha ou tentar impedi-lo de matar Sakura, Kakashi e outras pessoas. O Naruto têm de fazer o Sasuke sentir que o Time 7 é muito mais importante que a vingança, senão o Sasuke nunca vai parar enquanto estiver vivo. E isso parece um pouco distante, já que o Sasuke tentou matar a Sakura e Kakashi nos últimos capítulos do mangá. E mesmo ficando balançado com as palavras do Naruto, ainda prometeu que irá matá-lo.
O que o Naruto precisa fazer na próxima luta contra o Sasuke é fazer o amigo sentir que o Time 7 é muito mais importante, a segurança e a vida do Time 7 precisa ser o maior objetivo de vida do Sasuke, ainda mais agora que ele perdeu tudo, a família e o Itachi. Ou seja, o Time 7 precisa conquistar o Sasuke de novo.
Acho que agora entendo porque não pudemos ter uma conversa digna da Sakura e do Sasuke nesse último reecontro.
Sakura foi até Sasuke com a intenção de matá-lo, e ele percebeu de imediato que a conversa dela de segui-lo era mentira. Isso nunca vai conquistar o Sasuke, e enquanto Kakashi e Sakura acharem que o melhor a fazer é matar o Sasuke nunca que eles serão um objetivo mais forte que a vingança para o Uchiha.
Logo, somente Naruto e sua perseverança pode conquistar o Sasuke definitivamente, e mudar o objetivo de vida dele. E quando Sakura e Kakashi, como companheiros do Sasuke, perceberem que essa talvez seja a arma para trazer o Uchiha de volta, é que veremos o Sasuke salvo do caminho da escuridão.
Bom, pelo menos a Sakura já percebeu, pelas palavras do Naruto, que não pode perder as esperanças, pois o Time 7 é tudo o que o Sasuke tem, mesmo que ele não enxergue isso agora. E Kishimoto nos mostrou que ela ainda ama o Sasuke apesar de tudo, então já é meio caminho andado para a vitória do Naruto.

2 comentários:

aninha | 1 de junho de 2010 às 16:12

Ameiii!! faço minha as suas "palavras"..nosss concordo com tudo oq vc disse..vc realmnete escolheu as palavras certas..adorei..muitoo obrigada..não para de escrever por favorr..amuuh suas teorias!! bjsss

Anônimo | 4 de julho de 2011 às 22:29

Acredito que o Sasuke nunca vai admitir isso, mas a Sakura teve uma importância crucial na vida dele. Tirando o Naruto, ela (lógico que precisou amadurecer) deu o valor que ele merecia (e queria, no fundo do fundo do fundo)e o tratou como sendo especial mesmo ele sendo grosso com ela.
Mas houve momentos em que eu vi algo mais. Sasuke (depois da batalha de Naruto vs Gaara) ficou com muita raiva e até inveja da evolução de Naruto. Mas lembrem: a maior parte daquela batalha virou em torno de Sakura, que na época, não sabia fazer quase nada, me desculpem fãs. Ela se arriscou pelo Sasuke, que não pode retribuir, pois o Naruto era forte demais. Sasuke não pode salvar a Sakura. E isso (além da rivalidade e bla bla que todos nos sabemos) o irritou. O MAIOR PROBLEMA FOI QUE SASUKE NÃO TENTOU FICAR MAIS FORTE PENSANDO NO VERDADEIRO MOTIVO DA FORÇA, QUE NARUTO CONHECE: PROTEGER. Naruto fica mais forte para alcançar Sasuke, claro, mas tbm para proteger seus amigos, sua vila. Proteger Sasuke da destruição que o caminho escolhido por ele leva. E Sasuke ao trocar esse motivo pela vingança (¬¬ trocou tudo por isso) se deu mal. [spoilers] Descobrimos que o seu alvo, seu objetivo era na verdade um mocinho. Itachi era apenas alguém que queria fortalecer o irmão, mostrar que o mundo shinobi era algo muito mais do que o clã Uchiha. Era sofrimento, dor, guerra; e queria fortalecer o Sasuke para que ele se tocasse e protegesse Konoha. Mas só restou o vazio para Sasuke. E a anta (desculpem) trocou mais uma vez tudo pela vingança. E quis se vingar, vingar a sua tristeza e seus erros nos outros, inocentes, como boa parte dos Uchihas eram inocentes. Sasuke não enxerga, mas está quase realizando um massacre, como seu irmão fez, mas pela simples vingança.

Postar um comentário

DOTDL ♥~
O que achou deste post? Comente!