Entrevista de M.Kishimoto para a Naruto Collector

A pedido do pessoal da DOTDL, tradução da entrevista, publicada originalmente em inglês.

NOTA: A entrevista é verdadeira e foi publicada na Shounen Jump Naruto Collector, entre os dias 15-17 de maio de 2009. Os scans provando a veracidade da publicação estão logo abaixo:

http://i700.photobucket.com/albums/ww5/Best-Naruto/scan0001.jpg.

http://i700.photobucket.com/albums/ww5/Best-Naruto/scan0002-2.jpg.

http://i700.photobucket.com/albums/ww5/Best-Naruto/scan0003-1.jpg.

Revelações Ninja, Kishimoto-sensei fala sobre a segunda parte de Naruto e seu legado de “laços”.

O criador Masashi Kishimoto teve como cinco das suas últimas missões conversar com nós a respeito dos personagens do seu mangá de sucesso, seu novo estilo de desenhar, e o tema da segunda parte de Naruto (a partir do vol.28) durante a Jump Festa (pense nisso como o baile de gala do Hokage!) em dezembro passado . Seu mangá com certeza está lhe causando compromissos pesados, por isso estamos dando pulos por Kishimoto-sensei ter sido tão indulgente conosco com o tempo dele. A seguir, o que o ninja insuperável tem a dizer:


Se eu fosse um ninja...


Naruto Collector: Se você não fosse o criador de Naruto, mas fosse apenas um fã do mangá, qual seria o primeiro personagem que você escolheria para ter um pôster no seu quarto?

Masashi Kishimoto: Eu iria preferir uma personagem feminina, então, talvez, a Tsunade. E talvez um pôster do Naruto fazendo um jutsu com os braços cruzados. E o Gaara... Ele é um dos meus personagens preferidos.


NC: Se você fosse um ninja, a que vila pertenceria? E qual seria o seu jutsu particular?

MK: Claro que eu seria de Konoha. Eu seria mestre no Jutsu do Espírito/Fantasma* das Sombras, assim eu podia diminuir a quantidade de tempo que eu gasto desenhando.

*Nota da Bastet: No original Shadow Doppelganger Jutsu quer dizer um jutsu capaz de fazer com que seu espírito saia do corpo enquanto você dorme para realizar tarefas básicas, como desenhar, no caso do Kishimoto.


NC: Isso faria com que você tivesse mais tempo para dormir?

MK: Espero que sim, porque eu realmente preciso de tempo para dormir.


Um ninja com um plano:


NC: Se você fosse fazer um especial para a série focando num dos personagens secundários (ou um grupo deles) qual seria?

MK: Estou pensando em fazer um com o Quarto Hokage como personagem principal. Ele será bem mais jovem. Eu pretendo desenhar o Quarto Hokage quando criança.


Grande na América.


NC: Na América, o seu mangá é vendido em livrarias que nem ao menos têm outros mangás ou HQs. Assim, de certo modo, ele realmente acabou mudando como algumas livrarias vendem livros. Como você se sente sabendo disso?

MK: Eu estive no Japão este tempo todo, então eu não sei muito do que está acontecendo na América. Mas fico muito feliz que Naruto tem toda esta atenção. É uma grande honra. Acho que os americanos sabem o que é bom. (risos)


Sobre suas criações.


NC: Qual membro da Akatsuki você gosta mais de desenhar?

MK: Hummm... vejamos. Tobi. Seu rosto é coberto de um lado e tem um buraco no outro. Ele é fácil de desenhar. (risos)


NC: Nós sabemos muito sobre o Naruto, Itachi, Gaara e Kakashi, mas a Sakura tem algum segredo obscuro que nós não sabemos ainda?

MK: Ela é uma garota normal, por isso eu ainda não pensei muito nisso.


NC: O nove caudas é nove vezes mais forte que o uma cauda?

MK: Humm... Não necessariamente nove vezes mais forte. Pode ser muito mais forte, eu acho. Ainda não compreendi sua força inteiramente. Ainda não decidi isso, é o que devo dizer.


NC: Onde os animais de Naruto vivem quando não são convocados?

MK: Bem , tem esse lugar. Todos vivem no mesmo mundo, ou espaço, mas eles não podem ser facilmente transportados para um lugar diferente. Como funciona, ninguém sabe. Há uma famosa peça kabuki sobre um ninja chamada “A Lenda Heróica de Jiraya” (ou “A Lenda do Galante Jiraya”). Nela, convocar sapos é algo bastante comum – ou seja, a Arte da Convocação. Esta foi a minha inspiração. Mas mesmo em ”A Lenda Heróica de Jiraya” ninguém sabe de onde vêm os sapos.


Um Ninja Versátil.


NC: Como você mudou seu estilo de desenhar para se encaixar aos novos personagens e à história da segunda parte de Naruto?

MK: Na segunda parte, eu tentei não exagerar no traço típico de mangás. Eu não faço muitas deformações e mantenho os quadros num layout simples para tornar a leitura fácil de seguir. Meu estilo de desenhar também mudou do jeito clássico do mangá para algo mais realista.


NC: Muitos dos Ninjas de Konoha estão morrendo. Como você se sente quanto aos ninjas mais jovens terem que tomar para si a responsabilidade de cuidar e proteger a vila?

MK: É o mesmo com os mangás. Há vários artistas de mangá que eu admiro, começando com Osamu Tezuka, Shotaru Ishinomori, Fujio Fujiko, etc. Eu não tenho parentesco com eles, mas eles me influenciam de um jeito que parece que eles foram passados por mim geneticamente e estão se espalhando como uma onda. Herdar um legado e transmiti-lo... Acho isso maravilhoso. Qualquer coisa que eu tenha herdado de pessoas do passado ou daqueles que eu chamo de predecessores, eu gostaria de colocar em perspectiva e desenhá-las no mangá. Acho que as pessoas pode se identificar com isso. Pelo menos, é como eu vejo.


NC: Isso torna a história um épico.

MK: Por exemplo, eu gosto muito do trabalho de Toryama-sensei (Dragon Ball) e Otomo-sensei (Akira) e Gohst in the Shell, então você pode dizer o quanto eles me influenciaram. Por outro lado, artistas mais jovens serão influenciados pelo mangá que eu desenho. Um mundo assim, eu acho, é muito legal. A idéia de passar o bastão, numa forma de falar, é algo que espero conseguir retratar no mangá.


NC: Você planejou toda a história de Naruto desde o começo, ou você se vê fazendo novas escolhas sobre os personagem e o roteiro conforme você escreve?

MK: Eu já decidi toda a história, mas dependendo de como ela flui, eu mudo a direção das coisas logo no meio. As vezes eu apenas faço ela levantar ao longo do caminho, outras eu faço exatamente como tinha planejado originalmente. É uma publicação semanal, e eu tenho prazos. Nem sempre eu consigo fazer tudo como eu queria. Minha vida particular e como minhas horas são gastas ultimamente estão influenciando muito na história. É assim que acontece. Ter um diretor novo também afeta a história.


NC: Qual é a coisa mais importante para você expressar na segunda parte de Naruto?

MK: Eu sempre tive “laços” como o tema principal na cabeça. E como a história é sobre batalhas e lutas, estou inclinado a mostrar as complicações resultantes e... as dificuldades dos relacionamentos. Ainda, a ênfase será nos laços. Vou mostrar a perspectiva dos dois lados. Eu realmente não divido os personagens em amigos e inimigos, mas eu quero retratar as circunstâncias de cada grupo de maneira justa. E quando eles se chocam, quero entrar na mente dos personagens. Não será uma narrativa fácil, uma vez que a premissa é mais complicada que o básico bem versus o mal, mas eu vou tentar.


Uma mensagem, não um código.


NC: Você tem alguma mensagem para os seus fãs nos Estados Unidos?

MK: Eu não tenho a menor idéia do quanto Naruto é grande ou como ele é compreendido na América, ainda assim, é muito bom saber que várias pessoas o lêem. E espero que vocês continuem gostando. Se vocês lerem até o final, eu prometo que valerá a pena. Então, por favor, não se cansem. Continuem! Muito obrigado!

3 comentários:

A.Horta | 1 de agosto de 2009 às 00:31
Este comentário foi removido pelo autor.
A.Horta | 1 de agosto de 2009 às 00:32
Este comentário foi removido pelo autor.
A.Horta | 1 de agosto de 2009 às 00:42

Ahh. Eu tinha feito um comentario gigante Ç_Ç
Ok, resumindo: Seria perfeito uma serie do quarto, flando desde quando ele era criança ate na luta *-*. Nhaa, ver a mãe do naruto, qe emocionate.
KISHIMOTO GAARETE O/ -é nois.
Tobi is a good boy for Kishimoto-sama.
Parei :B
Primera a comenta *-*. Sabe, eu espero qe o Kishimoto melhore o manga, pq ta ficando tediante naruto. Depois qe o Danzou apareceu com o sharingan, agora acho qe ate eu posso ter o sharingan --'
Bjo :*

Postar um comentário

DOTDL ♥~
O que achou deste post? Comente!